Wednesday, July 25, 2012

Sabedoria, o caminho da felicidade

"Guarda a sabedoria e o bom siso... serão vida para a tua alma..."  (Pv 3.21-23)

Salomão, depois de mostrar os imensos benefícios de se viver em sabedoria, mais uma vez, incentiva seus leitores a buscá-la. Sua pedagogia envolve relacionamento e amor, pois ele diz carinhosamente: "filho meu". Envolve ainda mais que intelectualidade, ele revela as intenções de seu coração ao dizer: "não se apartem estas coisas dos teus olhos". Que coisas? O que ele ensinou sobre a sabedoria que envolve o todo da existência vivida na perspectiva do Criador do universo. Então o sábio reafirma: "guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso" (21). Bom siso significa bom senso. Siso é o dente que nasce na idade adulta. Na idade da razão. Por isso bom senso. A capacidade de fazer bons julgamentos para tomar as melhores decisões. Assim, proceder com sabedoria e bom senso é decidir sempre pelo melhor caminho a tomar nos entroncamentos da existência, tendo os conselhos divinos, conforme registrados na Bíblia, como referencial a fim de manter-se no propósito. É seguir na mesma direção sem perder de vista o Criador e suas orientações. O caminho da sabedoria é contínuo, difícil, contudo agradável e recompensador. As razões pelas quais devemos agarrar a sabedoria e ao bom senso são:

1. Vivendo com sabedoria você terá uma vida ética e esteticamente bonita
. "porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço" (22). Guardar a sabedoria e o bom senso gera vida e beleza. Para entender esta frase precisamos aguçar nossa imaginação. Pense em uma árvore frutífera. Esta pode ser esteticamente perfeita, com lindos ramos, folhagem e flores, contudo sem frutos. Agora, pense em outra árvore frutífera. Seu produto é delicioso, contudo a folhagem e flores são reduzidas e sem formosura, ainda que não seja comum, isso pode acontecer. Num terceiro momento imagine uma árvore que tenha muitos e deliciosos frutos e uma beleza admirável. Salomão está dizendo que aqueles que andam em sabedoria, assim como a árvore frutífera e frondosa, terá a plenitude da vida. A estética unindo-se a ética. Vida exuberante experimentada nas suas multiformes facetas. Um viver significativo e feliz. Isso porque há pessoas que vivem ética e moralmente irrepreensíveis, mas são infelizes. Neles a estética é assimétrica. Por outro lado, há aqueles que parecem esteticamente perfeitos, apresentam uma aparência de felicidade, mas são infrutíferos, ou seja, é moral, ética e espiritualmente desajustados. Uma hora essa máscara cai. A proposta da sabedoria é não separar o que Deus uniu: ética e estética.

Através da prática da sabedoria divina podemos unir frutos e beleza. Moral e alegria. Espiritualidade e prática da bondade. Quando falta um destes componentes ou ambos temos o indicativo que já perdemos de vista a essência da vida. E por falta do bom senso, muitos perdem a família, os amigos, o trabalho, os bens e a alegria, quando não a própria vida.

2. Vivendo com sabedoria você caminhará seguro e confiante. "Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé" (23). Outro fruto de se viver em sabedoria e bom senso é andar em segurança e cheio de confiança. Sim! Quem ama ao Deus da sabedoria e procura viver coerentemente não tem o que temer. Como escreveu o poeta e tradutor brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): "Confiança é um ato de fé, esta dispensa raciocínio". Dispensar o raciocínio, não significa que a fé seja irracional e sim que ele é suprarracional.

Quem vive com fé em Deus tem a convicção da supervisão divina sobre sua vida. Caminha com confiança e direção certa. Sabe que na vida há propósito e desígnio. Entende que nada pode acontecer fora da supervisão do Senhor do universo. Andam de maneira altaneira e sem cessar avançam para o alvo. Estes não só sentem a direção, tem confiança no caminho a seguir, mas também tem boas orientações aos que se sentem perdidos, sem motivação e direção. A confiança do sábio extrapola as previsões da economia, da sociologia, da antropologia ou qualquer outra ciência. Estas ainda que avaliem os dados, não tem poder para definir os rumos da história, mas o Deus da sabedoria tem. A confiança gera segurança e esta tranquilidade para se viver.

Em resumo. Os frutos da sabedoria conduzem a uma vida ética e esteticamente bonita, numa caminhada segura e cheia de confiança. Além de livrar das emboscadas mortais da estultícia.

Rev. Heliel G. Carvalho –  heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

Friday, July 20, 2012

CONFERÊNCIA SOBRE DISCIPULADO

Na próxima segunda e Terça-feira (23 e 24/07), teremos mais um momento de reflexão para pastores e líderes sobre: 

O Discipulado como ferramenta para treinar os membros de nossas igrejas para o ministério. 

Preletores: Rev. Young Ko e Paulo Renan
Pastores da Igreja Presbiteriana Agua Viva em São Paulo. 
Dias: 23 e 24 de julho
Horário: 14:30 horas. 
Local: Igreja Presbiteriana Antioquia. 
Endereço: Rua Siomara A. Oliveira, Qd 23, Lt 10,11, no Vivian Parque. 
Informações: Rev. Heliel Carvalho - 9135-5797 ou 3098-4509. 

Aguardo você.