Thursday, July 14, 2011

Vive-se para Deus entendendo o propósito no seu tempo

Capelania Institucional da Associação Educativa Evangélica – julho/2011 – no 020

Tudo tem o seu tempo determinado” (Ec 3.1).
Viver bem tem a ver com ser disciplinado, e ter disciplina implica em aproveitar bem o precioso tempo que se tem. O tempo é um mistério e tem um aspecto filosófico profundo onde homens e mulheres gastaram seus neurônios tentando decifrá-lo. A grande questão não é entender o tempo, como um aspecto filosófico, nem meteorológico, mas vivê-lo bem, discernindo os propósitos do criador para cada momento existencial. Assim, vive-se bem, em harmonia com este invólucro no qual estamos imersos e acima de tudo em sintonia com o Criador do tempo e dos propósitos. Victor Hugo (1802-1855) o escritor e poeta francês escreveu: “a vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”.
Salomão (1009 - 922 a.C), o sábio Rei de Israel, escreveu: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu, e então, esclarece a afirmativa: tempo de nascer e morrer; de plantar e de arrancar o que se plantou; de matar e de curar; de derribar e de edificar; de chorar e de rir; de prantear e de saltar de alegria; de espalhar pedras e de ajuntar pedras; de abraçar e de afastar-se de abraçar; de buscar e de perder; de guardar e de deitar fora; de rasgar e de coser; de estar calado e de falar; de amar e de aborrecer; de guerra e de paz (Eclesiastes 3.1-8).
Em seguida Salomão ainda escreve: Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo (3.11). Entendendo essa verdade e que há tempo para todo propósito, penso que há três lições que podemos tirar deste poderoso aspecto que envolve toda nossa vida – o tempo. Quanto ao tempo precisamos admitir sua determinação, discernir seu propósito e vive-lo intensamente.
Primeiro: Precisamos admitir que há um tempo determinado para tudo. Há um Deus no controle da história que projetou um tempo para cada propósito. Cada aspecto da vida tem o seu tempo. Sem esse entendimento atropela-se a vida, ou melhor, a vida nos atropela. Então passamos a viver incoerentemente e chegamos a atrapalhar aqueles que ao nosso redor estão lutando para viver o seu tempo. Uma criança que a seu tempo se porta como tal encanta qualquer adulto, mas um adulto com atitudes de criança é uma tragédia. Querer rir num velório é trágico, mas dar gargalhadas numa festa é natural. Um adolescente enfrentando ebulições nas emoções é normal, mas um avô vivendo nas indecisões da adolescência é uma piada.
Admitir que existe um tempo próprio para cada idade e circunstancia da vida já é um ganho fantástico. Assim, evitaremos ser atropelados pela existência. Aproveitaremos o momento e viveremos bem apesar de nem sempre viver como queríamos, como diz o pensador: “a dor e alegria são cores da trama da vida”. Que Deus nos dê a graça de, ainda que não entendamos todos os aspectos dessa verdade, confiarmos em Sua bondade e sabedoria ao determinar os tempos certos para cada situação. Refletiremos mais sobre o tempo na próxima semana.
Capelão Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

No comments: