Wednesday, October 20, 2010

JESUS, PRESENÇA PROMETIDA E CUMPRIDA, ONTEM E HOJE

Em Atos 4. 1-5 temos várias profecias se cumprindo. Uma delas diz respeito aos ciúmes que Deus colocaria na nação judaica devido a seu pecado. Agora vemos tal profecia se cumprindo porque pessoas de somenos importância para a religião estarem ensinando o povo (Rm 10.19 ver Dt 32.21) e a liderança do Judaísmo está enciumada. Outra profecia se refere ao derramamento do Espírito prometido por Joel (2.28) e que faria dos discípulos testemunhas (At 1.8). Profecia cumprida já nos primeiros capítulos de Atos.
Outra profecia que se cumpre aqui e eu quero deter diz respeito a Jesus de Nazaré. Jesus prometeu que estaria presente com os discípulos até o fim (Mt 28.20). Agora vemos tal cumprimento de Sua presença no meio dos discípulos através da pessoa do Espírito Santo, o Consolador. Presença manifesta, poderosa e perceptível.
Sobre o Consolador Jesus diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14.16). Outra promessa fantástica trata da direção constante que o Espírito, enviado em nome de Jesus e por Jesus (Jo 16.7) daria a Comunidade de Discípulos: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26; 15.26). Sua função principal seria capacitar os discípulos a dar “testemunho de mim [Jesus]” (Jo 15.26).
Eis uma verdade tremendamente abençoadora. Pedro e João estão experimentando o cumprimento dessas profecias. Eles antes tímidos e covardes, agora se postam diante de multidões e pregam ousadamente (At At 2.14). A pregação ungida pelo Espírito leva muitas pessoas ao arrependimento (At 2.37; 4.4). A comunidade reunida nessa mesma unção vive uma vida diferente de tudo que já tinham experimentado. Há conhecimento e perseverança na doutrina, na comunhão e oração. Há temor de Deus no meio do povo, milagres acontecem. O apoio mútuo é manifestado a ponto de se vender propriedades e bens e distribuir a medida que os irmãos tinham necessidades. E enquanto eles se reuniam no templo e de casa em casa, louvando a Deus, o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos (At 2.42-47).
As profecias bíblicas se cumprem literalmente, sem um milésimo de desvio ou erro. A comunidade cristã experimentou essa verdade. O Jesus que haviam matado e Deus o ressuscitara e fora a presença do Pai, agora está operando através do seu Espírito no meio do povo. Não é fantástico! As promessas de Jesus se cumprem. Ele não está presente fisicamente, mas está operando através de seu Espírito. Eles nunca tinham experimentado isso antes.
Que maravilha é saber que esse mesmo Jesus está operando da mesma forma hoje. Ele está presente no meio daqueles que estão em missão (Mt 28.20). Ele continua a falar hoje através de Sua palavra. E Ele fala ainda de forma profunda e viva ao nosso coração. Ele ministra em nossas vidas. Ele nos dá poder para testemunhar. Ele nos guia. Ele nos instrui. Ele é presente e real. Ele está vivo e atuante. Que benção! Que alívio! Que alegria! Posso experimentar Jesus hoje pelo Espírito da mesma forma que Pedro e João experimentaram naqueles dias. Por isso, se diz em Hebreus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8).
Que esperança maravilhosa. Que promessa fantástica. Que profecia elástica. Ela se cumpriu na igreja primitiva, nesses vinte séculos de história, cumpre-se hoje e ainda será verdadeira até o dia da volta de Jesus. Para aqueles que precisam da Presença de Jesus. De cumprir o propósito deixado por Ele de ser testemunha e fazer discípulos. Aqueles que sabem que nada podem e por isso carecem de seu poder – para vencer os desafios, os ataques malignos e mundanos e nossas próprias fraquezas, eis aí a promessa-maravilhosa-cheia-de-esperança-certa: Jesus quer te direcionar hoje pelo seu Espírito como fez com Seus discípulos no passado próximo e distante. Que Ele nos fortaleça e dê-nos o melhor de Si, Ele mesmo. Amém. 18/10/2010 - Heliel Carvalho

No comments: