Monday, May 02, 2011

Vivendo para Deus (I)

Capelania Institucional da Associação Educativa Evangélica – Abril/2011 – no 010

Vivendo para Deus

“Deus ... trabalha para aquele que nele espera.” (Is 64.4)
Viver para Deus não é o mesmo que fazer coisas para Ele, antes é em primeiro lugar servir-se dEle. Enganamo-nos quando pensamos que para servir temos muito a fazer e a dar para Deus. Ele não precisa de nada, Ele é dono de tudo.
A ênfase bíblica é que Deus é o grande servidor do Universo, ou diríamos o Doador Universal. Senão veja: O profeta Isaías escreve cerca de 700 a.C. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64.4). O mesmo Deus que fez o Universo também age em favor daqueles que nEle esperam. Qual o requisito para ter Deus trabalhando por você? Esperar em Deus ao invés de agir do nosso próprio jeito.
Se não bastasse tais declarações de Deus, ainda vemos Jesus de Nazaré resumindo sua missão da seguinte forma: “...o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:28). Jesus o Filho de Deus, veio ao mundo para servir ao invés de ser servido. Ele contraria toda expectativa humana tanto no sentido que o ser humano gosta de ser servido quanto no sentido que a humanidade esperava um rei cheio de pompa e vassalos a seu serviço. Qual o quesito para receber o trabalho de Jesus? O quesito é fazer a obra de Deus. Como se faz a obra de Deus? “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Aquele que crê em Jesus recebe os benefícios de seu serviço, do passado, presente e futuro.
Se não bastasse Deus ter nos servido desde o passado nos planejando e criando um futuro para nós. Possibilitando-nos crer em Jesus e receber seus benefícios no presente, Ele ainda planejou servir-nos no futuro, na sua segunda vinda. Veja o que diz Jesus sobre o serviço que pretende prestar aqueles que nEle confiarem até o fim. “Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los” (Lucas 12:37). Qual o requisito para ser servido por Jesus? Viver nEle, por Ele e para Ele até o fim, então ele “vestirá para servir... virá servi-los”.
Deus nos serve desde a eternidade. Ele nos projetou, trouxe a existência e nos mantém. Ele pede que esperemos Nele enquanto trabalha por nós e em nós. Jesus nos serviu com Sua vida e espera que creiamos nEle. O Espírito Santo trabalha em nós e por nós. Jesus nos servirá em seu retorno e quer que vigiemos até sua volta. Somos servidos no passado, presente e futuro.
O que isso tem a ver com viver para Deus? Para viver para Deus preciso entender que vivo pela graça e toda glória deve ser dada a Ele. Que por ser servido, não tenho motivo para orgulhar de nada. Devo ser humilde, dar honra aquele que me serve e ter prazer em servir aos outros. Assim servimos a Deus glorificando-o e servindo outros, pois já fomos, somos e seremos sempre servidos por um Deus maravilhosamente bom.
Capelão Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

No comments: