Thursday, April 28, 2011

Para que fomos criados?

Capelania Institucional da Associação Educativa Evangélica – Abril/2011 – no 010

“... a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória...” (Isaías 43.7)
Alguns entendem que foram criados casar, outros para divertir, outros para trabalhar, outros para promover filantropia, curtir a vida, desempenharem-se bem, tornarem bem de vida, ganhar muito dinheiro, enfim, há tantas motivações quanto a diferenças de personalidades. Mais será que tais propósitos são tão abrangentes que conseguem preencher todas as lacunas de nossa existência?
Da perspectiva bíblica, Deus nos criou para sua glória, o que significa que Ele quer ter um relacionamento conosco por meio de Jesus. Que Ele quer nos ver realizados e felizes nEle. A pergunta que surge a partir da proposta é: mas viver para Deus não é um peso? Não é maçante adorá-lo? Eu responderia com outra pergunta: É pesado para a adolescente que ama a Giselle Bündchen imitá-la e gastar tempo apreciando-a? É pesado para o garoto que admira o Robinho ou Kaká ler sobre o mesmo, segui-lo em seus sites, blogs e twiters? Obviamente que não. Assim como não é peso para a garota e o garoto viver quase que totalmente em função daqueles que eles amam, assim também não será peso para quem teve um encontro com Deus através de Jesus, viver para a Sua glória.
Afinal a ilustração acima é perfeita. Em primeiro lugar, a menina que viu a Gisele, foi magnetizada pela sua beleza e esta passou a exercer uma atração sobre a mesma. Depois de olhar eles se encantam, admiram, gostam das habilidades ou da beleza e da magia que os envolve. O segundo passo é querer imitá-la. Assim, começam a comprar as roupas e sapatos iguais ou no mínimo parecido com os deles. Procuram fazer com que seus cabelos fiquem semelhantes aos deles. Querem ver seus corpos moldados até onde podem para parecer com o corpo daqueles que os encantaram. Ainda um terceiro passo nesse quesito é o que chamamos hoje de fãs. Naturalmente os admiradores passarão a falar para seus colegas, amigos e familiares das qualidades daqueles aos quais eles gostam.
Viver para a glória de Deus não é diferente. Em primeiro lugar, quando Deus se revela ao ser humano, este fica extasiado com sua beleza, capacidade e inteligência. Características que na teologia é descrita como santidade, poder e sabedoria. Não há uma pessoa que tenha tido vislumbres da bondade de Deus e não tenha rendido a Ele. Em segundo lugar, vem o desejo de imitá-lo. Nesse sentido imitamos a Deus ao imitar seu Filho Jesus de Nazaré. Eis a maior forma de glorificarmos a Deus. E em terceiro lugar, naturalmente, comunicamos com nossos amigos e familiares o impacto que Deus tem produzido em nossa vida. Desta forma, glorificamos a Deus com aquilo que chamamos de testemunho. Falamos a outros do bem que alcançamos ao ser amado por Deus e conseqüentemente ao amá-lo.
Assim, nosso desafio é viver para a glória de Deus, ao percebê-lo, lutar para parecer com Ele e revelar sua beleza a outros. Viva assim! Desta forma você saberá o que é vida.
Capelão Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

No comments: