Thursday, July 25, 2013

Sabedoria: o caminho da felicidade!


Capelania Institucional da Associação Educativa Evangélica – julho/2013 – no 027

Sabedoria: o caminho da felicidade!

Em 1917 as tropas nortes americanas preparavam para embarcar, a fim de ir aos campos de batalha na França e Bélgica durante a Primeira Grande Guerra Mundial (1914-18). A sociedade Bíblica de Nova York solicitou ao ex-presidente Franklin Delano Roosevelt (1882-1945) que fizesse uma dedicatória no Novo Testamento para ser doado aos soldados enviados nessa missão. Depois de citar o texto bíblico de Miquéias capítulo 6 versículo 8 com um breve comentário, Roosevelt escreveu: “... recorda: a maquinaria mais perfeita do governo não evitará nossa destruição como nação se não há dentro de nós uma alma. Nenhuma abundância de prosperidade material nos servirá de algo se nossos sentidos espirituais se atrofiam. Os adversários dentro de nossas próprias casas seguramente prevalecerão contra nós, a menos que haja em nosso povo uma vida interior que encontre sua expressão externa em uma moralidade como a pregada pelos profetas de Deus muito antes do esplendor da Grécia e a glória de Roma” (MILLER, 2001, p. 11). Em resumo, sejam sábios.

Salomão (c. 1000 a.C) já havia escrito sobre a sabedoria baseando-se nos ensinos hebraicos que remontavam há mais de 2000 anos antes de Cristo: “Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão” (Pv 4.6-7). A premissa básica de uma existência extraordinária é buscar a sabedoria antes de qualquer outro projeto.

A sabedoria de um povo o conduz a uma vida digna. Não há tecnologia, poder bélico ou econômico que mantenha um povo por longo tempo a não ser que este esteja fundamentado na sabedoria. Esta abrange o conhecimento, mas o ultrapassa. Tem a ver com ter o acúmulo de informações, contudo se dá no processamento e abstração dos melhores dados. Pode gerar prosperidade, mas acima de tudo traz consigo a paz e boa convivência. A sabedoria é a prática do saber. Um saber amplo, que considera a Deus, o próximo e o nosso planeta.

Como se relacionar com essa sabedoria? Primeiro. Mantendo o que já se conquistou. Guardar a sabedoria ou não abandoná-la tem a ver com praticá-la, apesar das dicas ao redor apontar para um caminho mais fácil fora da mesma. Firmeza de propósito e de caráter faz-se necessário para se manter nesse caminho. A consequência? Você será protegido das loucuras dos insensatos, do caminho sem volta da ganância e da obstinação. Das propostas tentadoras e mortíferas dos loucos que se apresentam com ar de bondade e aparente segurança.

Segundo. Ame a sabedoria. Só valorizamos o que amamos. É comum ouvir das pessoas não tenho tempo para isso ou aquilo. Na verdade o problema não é a falta de tempo e sim de prioridade. Caminhamos prioritariamente na direção do amor ou para expressar amor a alguém. Amar a sabedoria e ter segurança de estar na direção certa é a mesma coisa.

Terceiro. Amar a sabedoria significa investir o que for preciso para obtê-la. É preciso pouco recurso financeiro para obter sabedoria. Os recursos mais úteis nesse caso são tempo e convivência. Relacionamento de qualidade com Deus e com o próximo sábio e o aprendizado a partir da criação de Deus. A premissa básica para a boa existência consiste em viver de maneira sábia, mantendo, amando e obtendo mais da sabedoria a cada dia.

Em um mundo que valoriza as futilidades, que cultua o corpo e coloca o crescimento econômico como fim último. Que valoriza o ter sobre o ser e o carisma acima do caráter faz-se necessário o cultivo da sabedoria. Somente os sábios não serão massas de manobra, nem conduzidos pelos maus ventos de nosso tempo. Serão, ao contrário, o sustentáculo social, moral e espiritual de seu povo e honrarão a Deus alcançando a felicidade. Que o Eterno nos ajude.

Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

No comments: