Tuesday, August 06, 2013

Seus pensamentos e o seu destino

Capelania Institucional da Associação Educativa Evangélica – julho/2013 – no 028

Sabedoria: o caminho da felicidade!

“Vigie seus pensamentos, eles tornam-se palavras. Vigie suas palavras, elas tornam-se ações. Vigie suas ações, elas tornam-se hábitos. Vigie seus hábitos, eles formam seu caráter. Vigie seu caráter, ele se torna seu destino”. Estes pensamentos circulam na internet sem a possibilidade de saber ao certo seu autor. Independente da autoria, tais princípios são universais e por isso mesmo devem ser observados por nós. Ideias moldam vidas. Vidas moldam culturas. A sabedoria deveria ser a fonte geradora e orientadora de nossas ideias.

O Rei Salomão, escreveu muito sobre sabedoria. Esta nos remete para a necessidade de termos uma visão holística e uma ação coerente com a existência. Os povos que não caminharam nesse princípio não conseguiram se manter, ainda que tivessem poderio militar, econômico e intelectual. A verdadeira sabedoria trabalha essencialmente com o cuidado do ser interior, da moral e dos princípios espirituais. O chamado a vivenciar a sabedoria antecede a época dos grandes impérios como o Egípcio (1600-1200 a.C), Assírio (900-607 a.C), Babilônico (606-536 a.C), Medo-Persa (536-331 a.C), Grego (331-146 a.C), Romano (146 a.C - 476 d.C). Salomão embasa seus escritos nos ensinamentos que antecedem há 2000 anos antes de Cristo. O que o sábio rei fala sobre a sabedoria? Quais os frutos de obtê-la?

Vejamos o que nos ensina o livro de Provérbios sobre a sabedoria: “Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.” (Pv 4.8,9). O teólogo Eugene Peterson fez a seguinte paráfrase do texto: “Agarre-a com firmeza - acredite, você não se arrependerá. Nunca a deixe partir, porque ela fará sua vida gloriosa, Cheia da indescritível e maravilhosa graça, ela enfeitará seus dias com a mais pura beleza” (Pv 4.8,9 MSG).

Indiscutivelmente todo ser humano busca ser honrado, ter algum tipo de reconhecimento. Deus nos criou assim, nos criou para sermos apreciados por Ele, contudo nossa raça escolheu outro caminho. Agora procuramos tal apreciação em outras coisas. Quando nosso relacionamento com Deus é reatado, tal impulso por buscar reconhecimento no que temos e fazemos é arrefecido. Sem dúvida o maior e melhor reconhecimento que o ser humano pode ter é sentir-se amado por Deus. Uma das formas de Deus nos amar é permitindo-nos ser honrados quando fazemos o que é justo e bom. Ele faz isso na medida certa, visto que o reconhecimento recebido e que nos faz muito bem, pode também ser a nossa derrota devido ao orgulho.

Aqueles que amam a sabedoria serão exaltados. “Estima-a, e ela te exaltará” escreveu o sábio. Aqueles que agarram a sabedoria serão honrados: “se a abraçares, ela te honrará”. A própria sabedoria dará àqueles que a tem a capacidade de saber receber a exaltação, da maneira certa, evitando assim a soberba que “precede a ruina e a altivez do espírito” que precede a queda (Pv 16.18). Desta forma, o sábio será humilde suficiente para saber que esta não foi gerada em si mesmo, mas herdada da Fonte de Sabedoria – o Deus Eterno.

Viver sabiamente é um desafio. Proposta que oferece como recompensa dias “gloriosos, cheios da indescritível graça”. Já é hora de aceitar o desafio. Tenha pensamentos, palavras e ações fundamentados na sabedoria, seu destino será cheio da mais perfeita paz. Tal certeza se deve porque a verdadeira sabedoria só é encontrada em Deus e no seu Filho Jesus Cristo, o Príncipe da paz (Is 9.6). Que o Eterno nos ajude.

No comments: