Monday, July 19, 2010

Discernindo a vontade de Deus

Deus está vivo e ativo no universo. Jesus é a Ressurreição e a Vida (Jo 11.25). O Espírito é chamado Espírito da vida (Rm 8.2). A vida é dinâmica e perigosa. Viver é mudar, transformar-se ou ser transformado. Essas mudanças podem ser em direção aquilo que produz vida ou a morte. Satanás tentou usurpar o reino da vida e não conseguindo tornou-se o imperador da anti-vida. Agora o que Ele faz para tentar amenizar o seu tormento é arrastar o máximo de pessoas para a morte, seja ela término da vida ou uma vida de fuga de Deus. Além de Satanás temos ainda um mundo perverso, que jaz no maligno e tenta empurrar para a morte, como que numa avalanche, os filhos de Deus. Temos ainda a nossa própria natureza pecaminosa que luta parar prevalecer sobre a vontade de Deus. Dentro desse contexto de guerra somos chamados a viver de maneira santa, justa e piedosa (Tt 22) o que implica em, constantemente, tomar decisões visando agradar a Deus ao fazer a Sua Santa vontade.
Desta forma, queremos entender alguns princípios pelos quais podemos discernir a vontade de Deus sobre nossa vida pessoal, familiar, eclesiástica (Igreja).
1. Entender e viver para agradar a Deus é viver o melhor desta terra.
Deus faz tudo que lhe agrada.
“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” (Sl 115.3);
Deus busca pessoas que lhe agrada.
Samuel diz a Saul “O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto [você Saul] não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1Sm 13:14);
Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer a quem lhe agrada.
“Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento” (Ecl 2:26);
Jesus tinha a convicção da presença do Pai com Ele por fazer o que lhe agradava.
“E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (Jo 8:29);
O que Deus tem para nós é bom, agradável e perfeito.
Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Se amamos a Deus e fomos por Ele chamados, temos a garantia que todas as coisas cooperarão para o nosso bem.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).
Aqueles que querem e ouvem ao Senhor terão o melhor.
“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Is 1:19).
Sabendo que: Deus faz tudo que lhe agrada. Deus busca pessoas que lhe agrada; Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer a quem lhe agrada; Jesus tinha a convicção da presença do Pai com Ele por fazer o que lhe agradava; Que Deus tem para nós o que é bom, agradável e perfeito; Que temos a garantia que todas as coisas cooperarão para o nosso bem se O amamos e fomos por Ele chamados e mais que Aqueles que O ouvem terão o melhor desta terra, qual deveria ser nossa atitude.

Conversar muito com Ele, especialmente sobre nossas decisões.

2. Toda decisão deve ser banhada por oração – pedindo sabedoria, direção de Deus e coragem para vivê-la.
Dois exemplos muito diferentes: Saul e Davi.
Saul: somente 2 vezes o vemos consultando ao Senhor. No primeiro, porque o sacerdote o orientou, pois o mesmo já tinha tomado a decisão do que fazer (1Sm 14.37).
O segundo texto mostra que o mesmo já havia sido rejeitado pelo Senhor e como a situação era a pior possível, o mesmo vai consultar ao Senhor (1Sm 28:6), como o senhor não lhe responde ele vai atrás de uma médium (1Sm 28.7).
Davi: consulta ao Senhor pelo menos 10 vezes: (1Sm 23:2,4,10; 30:8; 2Sm 2:1; 5:19, 23; 21:1; 1Cr 14:10,14).
Num dos casos que Ele não consulta, Davi age em nome do Senhor, visto que a situação não agradava a Deus. 1 Samuel 17:45: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

3. Toda decisão de Deus caminha dentro de seus princípios.
Deus não precisa de ferramentas do inferno para realizar sua vontade sobre seu povo.
“segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento... mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios” (1Pd 1:15; 2:12).

E procurando entender a vontade de Deus, orando, tendo um caráter cristão ainda não tiver a resposta.

4. Continue sendo fiel onde você está e com o que Deus tem colocado em suas mãos.
Antes de nos chamar para alguma coisa ou algum lugar Deus nos chamou para Ele (Mc 3.14,15).
Se Deus ainda não deu um emprego, use o tempo que tem de maneira proveitosa e útil.
Se quer mudar de emprego, seja fiel enquanto está no emprego atual. Se ainda não entrou na faculdade, seja fiel e estude arduamente. Se ainda não sabe qual curso fazer, aproveite seu tempo, peça conselhos, pergunte, indague pessoas mais experientes. Se não tem a pessoa de Deus se prepare para encontrá-lo (a).
Enquanto não há decisão clara fique firme e seja fiel onde está e no que tem em mãos.

5. Havendo direção de Deus, haverá paz na situação;
Quando Deus abre as portas, há paz, alegria, amor, tudo dentro dos princípios da verdade, santidade e justiça.
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Cl 215) “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fl 4.6,7).
Conclusão.
O discípulo de Jesus, ainda hoje, deve viver dia a dia tomando sua cruz e seguindo a Jesus (Lc 9.23). Nenhuma ansiedade pode dominá-lo, pois basta ao “dia o seu próprio mal” (Mt 6.34) e o Pai a semelhança do povo no deserto dará pão do céu “para cada dia” (Ex 16.4). Vivamos portanto buscando em primeiro lugar o seu reino e a Sua justiça na mais firme convicção de que “todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Pois “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8:32). Sim. Ele dará todas as coisas inclusive a direção para cada passo de nossa jornada. Que Ele receba nosso amor hoje e para todo o sempre. Amém.

“18 Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente ... 20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!” (Heb 13.18-21).

No comments: