Tuesday, July 13, 2010

Quem quer ser feliz?

Que texto maravilhoso o da nossa devocional de hoje. Benção. De tantas lições que dariam para aprender, escolhi esta para enviar a vocês.

1 Pedro 3. "10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males."

Reflexão: Quem não quer viver feliz? Quem não quer amar a vida? Quem gosta de viver uma vida odiosa? Qual é o cidadão ou cidadã que gostar de sofrer? Quem ama dormir com dor no peito por saber que feriu alguém, ou que alguém está chateada com ele ou ela? Com certeza responderíamos ninguém.

A Palavra então da a Dica para quem quer viver bem.
Aquele que deseja amar a vida. Aquele que gosta de viver bem e quer ter dias felizes deve:
1) refrear a língua. Não falar mal. A língua não foi planejada para falar mal. Quem controla a língua controla todo o corpo. Ninguém controla a língua se não tiver um coração transformado e alimentado constantemente pelo amor de Deus;
2) Proíba seus lábios de falar com engano, malícia e astúcia. Tenha domínio sobre seu corpo ao invés de deixar que ele te domine. Que seu coração e mente controlem seus lábios. Não fale aquilo que não edifica, que não ajuda em nada e nem ninguém. Não pronuncie aquilo que você não gostaria que falassem de você. Não fale com os outros mentira. Tenha uma linguagem de filho de Deus. Sem engano. Sem malícia. Sem astúcia. Seja a nossa palavra sim, sim, ou não, não. Como disse Jesus: "O que passar disso vem do maligno" (Mt 5.37);
3) Aparte-se daquilo que tem uma natureza perversa. Fuja daquilo que te destrói. Fuja do pecado. Fuja da maldade. Não fique em lugares onde sabe que serás prejudicado e não honrará a Deus. Aparte-se daquilo que alimenta um caráter perverso ou que a ele conduza. Honre a Deus com toda sua vida;
4) Pratique o que é excelente, distinto, honesto. Pratique o que é excelente. Nascemos para a excelência. Nascemos para Deus. Vivemos para Deus e para irradiar sua glória, apesar de toda oposição. Nossa recompensa vem dEle, não da aprovação de homens. Pratique o que é mais difícil. O fácil todo mundo faz. Nadar na direção da correnteza é fácil. Jesus disse: "se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?", ou seja, praticar o que é excelente, distinto e honesto é um desafio a ser vencido por quem vive em Deus e quer Sua glória e a felicidade verdadeira acima de tudo;
5) corra atrás da paz [aqui a ênfase é nos relacionamentos]; Tudo o que é bom, não é fácil. A paz que é o anseio de todo ser humano é fruto de trabalho duro, ainda que seja conseguida somente pela graça de Deus. Busque a paz. Procure caminhos para promover a Paz. Assim como Deus escolheu o mais doloroso caminho para que tivéssemos paz com Ele também procuremos caminhos para promover a paz. Deus enviou seu Filho amado para ser moído por nós e nos dar a paz. Precisamos entender que a paz-relacional é fruto de uma ação intencional;
6) Empenhe-se por obtê-la. Só vai obtê-la quem por ela se empenha. Quem a busca. Quem permanece em Deus e por isso tem a força de Deus para alcançá-la e promovê-la.
A razão dessas ações negativas, ou seja, refrear a língua, não falar engano, apartar do mal e das ações positivas, ou seja, praticar o que é excelente, correr atrás da paz e lutar para alcançá-la é visando honrar o Senhor. Por saber que Ele está vendo tudo.

A RAZÃO DE TUDO.
Primeiro: Os olhos do Senhor repousam sobre os justos. Deus está vendo tudo. Deus está pronto a cuidar dos seus. Deus recompensará quem luta por assim viver, ainda que falhe muitas vezes;
Segundo: Deus ouve o clamor dos seus. Especialmente do oprimido. Tiago nos ensina ao dizer que “os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos” (Tg 5.4). Moisés relata o mesmo sentimento: “Os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus” (Ex 2.23). “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento ... Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo” (Ex 3.7-9). Temos ainda muitos outros textos que mostram o clamor do povo chegando a Deus (1Sm 9.16; 2Sm 22.7; Jó 34.28; Sl 18.6; 106.44; 145.19; Hb 5.7).
Terceiro, porque o rosto do Senhor se volta contra o perverso. Quem age com perversidade receberá também tal mal como recompensa.

Oração. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a viver assim. Viver para Sua glória que é o mesmo que Viver feliz, Viver em Paz, Viver transmitindo Paz, Viver na verdade, Transmitir a verdade. Em Jesus, naquele que nos faz vencer. Amém.

No comments: