Monday, May 28, 2012

Sabedoria: o caminho da felicidade!

Maio/2012 – no 067

“Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas” (Pv 3.5-7).

Continuando a lógica seguida nas orientações dadas pelo sábio Salomão, veremos alguns princípios nos quais poderemos seguir a fim de caminharmos em direção a felicidade.

Quais seriam as demais colheitas proposta aqui para aqueles que vivem os princípios apresentados pelo sábio? 3) Ter os passos acertados por Deus nas vias da existência. Vejamos então quais as condições apresentadas para se ter os devidos retornos ou frutos.

Princípio 3: Confiança irrestrita em Deus: “Confia no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos” (5,6). A pergunta que se levanta é: confiar em Deus significa que eu sou um robô que preciso ser direcionado ou manipulado por Ele? A resposta seria não. Absolutamente! Você não é um robô, mas é como uma criança que precisa de direção, pois apesar de todo avanço tecnológico e científico, permanecemos os mesmos. Somos limitados. Qualquer coisa nos desestabiliza. Caímos em depressão facilmente. Somos incapacitados para cuidar de nosso cônjuge. Quanto mais dos filhos! Qualquer mudança em nosso organismo, seja por razões externas ou internas, leva-nos ao leito de morte. Somos prisioneiros de diversas paixões que nos encadeiam para a morte. Como escreveu o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) “mostre-me um homem que não seja escravo das suas paixões”. E Jesus de Nazaré afirma: “se vós que sois maus” (Dr. Lucas 11.13).

Mais, se qualquer uma das aproximadamente 200 a 500 bilhões de estrelas de nossa minúscula galáxia, cercada por mais de 1500 bilhões de outras galáxias se desviar de sua rota, seria suficiente para não sobrar nada de nosso minúsculo planeta azul. Traduzindo. Se nossa Via láctea não é nada frente ao universo e nosso planeta é como pó dentro de nossa galáxia, como diz o poeta hebreu: “Que é o homem, que dele te lembres?” (Sl 8.4). Quem é este que acha que não precisa do seu Criador? Precisamos reconhecer que necessitados desesperadamente da força e direção de Deus. Aqueles que optam por pedir a orientação de Deus em todas as áreas de sua vida, ao invés de ser autossuficiente, certamente colherão os bons resultados dessa escolha. Qual é o fruto?

3ª consequência: ser dirigido por Deus nas vias da existência. “e ele [Deus] endireitará as tuas veredas” (6). Deus mesmo se incumbirá de dar a direção aqueles que dele dependem. Nossos caminhos não são tão retos assim. Via de regra somos tomados por ilusão, vaidade, paixões, interesses não tão puros ao tomar nossas decisões. Se nos humilharmos confiando em Deus e pedindo sua direção, Ele nos dará. Tomaremos a rota certa nos trevos da existência. O Senhor se incumbirá de nos dar sabedoria para tomar a decisão certa, do jeito certo, na hora certa, seja por meio da Bíblia, de um bom livro, de amigos, de familiares, ou mesmo movendo nossos corações e mentes para o fim determinado.

Quem nunca experimentou essa ação maravilhosa e direcionadora de Deus? Usando uma figura do ex-catedrático de Oxford, C.S.Lewis (1898-1963): Quem com um pouco mais de idade ao olhar para traz não percebe, “a mão dançante de Deus” guiando a sua vida? Quem ao olhar para uma criança não percebe os vários livramentos dados a ela, de inúmeros acidentes, dos mais simples aos mais complexos?

Que o Eterno nos ajude a sermos mais humildes. Que Ele desperte em nós um pouco mais do aspecto filosófico e nos leve a indagar sobre tais questões. Termino com a música antiga (c. 1000 a.C): “Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti” (Salmo 5.11).

Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

No comments: