Tuesday, August 06, 2013

Prolongue seus dias ... viva a sabedoria

Capelania Institucional da Associação Educativa Evangélica – Agosto/2013 – no 029

Sabedoria: o caminho da felicidade!

“Uma simples conversa com uma pessoa sábia é melhor que anos de estudos”. Provérbio Chinês. A frase pode conter exagero, mas não é absurda. Então aprendamos com o sábio.

Ganhando o direito de ensinar através do afeto. A sabedoria pode moldar o caráter e multiplicar os anos de vida de quem a adquire. “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida” (Pv 4.10). Temos aqui recomendações para uma vida exuberante. Do lado paterno, professoral o desafio é ser afetuoso e ter um conhecimento sólido a ser transmitido de maneira sábia. Em outras palavras ganhe o direito de ser ouvido. Do lado do filho e ou aprendiz o que se pede são os ouvidos, a atenção e o respeito. Este precisa ganhar o direito de ser amado e bem educado. Quando há essa melodia de duas notas, o som é harmonioso e as ondas sonoras ressoam por muitos anos. O resultado para o aprendiz é: “Se multiplicarão os anos de vida” e ao mesmo tempo o resultado para o pai e ou mestre é saber que deixou suas marcas através de uma boa educação que será irradiada a muitas pessoas durante muitos anos.

Ensinando o bom proceder na caminhada. “No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar” (Pv 4.11). O desafio dos pais, do religioso e do mestre é grande. Salomão escreveu: no caminho da sabedoria, te ensinei. O que fazemos em sala de aula normalmente é transmitir informação, mas o que se pede dos sábios é que se use desse espaço, mas que o transcenda e no processo da existência se passe a sabedoria do bem viver. O ensino amplo envolve a retidão e tem a ver com a maneira de proceder. Envolve a vida como um todo e o todo da vida. Foi desta maneira que se formaram os sábios, pessoas que vivem de maneira reta. Estes adquiriram a ortodoxia, um pensar correto, mas também a ortopraxia, um agir correto. Ensine enquanto vive e viva ensinando. Todo verdadeiro ensino inclui a formação do caráter.

Andando na sabedoria sem embaraço e sem tropeço. “Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás” (Pv 4.12). Aqueles que foram ensinados com amor aprendem a sabedoria através do conhecimento e da vivência, por isso, tornam-se responsáveis por trilharem o caminho da sabedoria. A orientação recebida e vivenciada conduz num caminhar seguro, sem tropeços e quedas. Mesmo nos momentos onde for preciso acelerar na caminhada a musculatura firme adquirida pela sabedoria não permitirá o tropeço, contudo é preciso andar pelas vias da sabedoria, o contrário é seguir na direção das emboscadas.

Conclusão: Lembre-se do que aprendeu: A sua educação é a sua vida. “Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida” (Pv 4.13), outra opção: “Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem” (NTLH). É preciso amar a sabedoria que vem através da observação e da educação. Nesse sentido adquirir o conhecimento deve preceder o anseio por nota. Aprender sobre todas as áreas da vida deve preceder o foco estritamente técnico e científico. A buscar pelo aprendizado acadêmico, não pode ofuscar o crescimento através dos relacionamentos saudáveis, o desenvolvimento das emoções e da espiritualidade. Esse é o caminho da educação abrangente que conduz a verdadeira vida.

Precisamos retomar o caminho da sabedoria. Ganhar o direito de ser ouvido e ser sensível para ouvir. Ensinar mais que conteúdos e matérias, precisamos ensinar o ser humano a ser humano, para que ele trilhe um caminho reto, antes de ser aficionado pelo caminho da grana ou da fama. Somente assim serão livres das ciladas sutilmente postas por homens perversos e maus que vivem a procura dos inocentes e néscios. Enfim, num tempo onde se valoriza soberbamente a aquisição monetária e seu poder de compra precisamos entender que ainda que não seja errado obter coisas, elas não deveriam substituir a busca pela sabedoria que gera paz, conduz a vida plena e cheia de significado. Seja sábio, a verdadeira sabedoria conduz a vida, o contrário é caminho de morte.

Que o Eterno nos ajude!

Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

No comments: