Monday, July 09, 2007

série reflexão
Heliel Carvalho


Já sabe que o Senhor é bondoso?


Espera ai... não responde rápido não. Sei que você já falou, já declarou, já cantou, já leu, já ouviu inúmeras vezes: “o Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre”. É fato, eu também já ouvi, li, preguei, etc. Contudo, essa semana lendo a primeira carta de Pedro, mas especificamente o capítulo 2, versículo 3, que diz: “se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso”, fiquei estarrecido. Esse versículo explodiu como uma bomba em meu peito.

Mais você me pergunta: por que?
Veja, nos versículos anteriores Pedro nos diz para deixarmos tudo o que desagrada a Deus e que devemos desejar ardentemente o crescimento no relacionamento e obediência ao Senhor. Então ele diz que só faremos o despojamento do velho homem e desejaremos ardentemente o crescimento em Deus se de fato entendemos que Deus é bom.

Conclusão bombástica. Quando não sabemos na prática que Deus é bom, não desejamos o crescimento espiritual, leitura da palavra, oração, comunhão com os irmãos, etc.
Meu Deus!!! Fiquei com vergonha. Consigo ler bastante sobre Deus, sei falar para os outros o que fazer para busca-lo, consigo incentivar pessoas a oração, mas que dificuldade para orar, que dificuldade para parar e refletir em Deus e na vida. E mais, quando consigo tirar um tempo para orar, minha mente viaja. Preciso a todo minuto chamá-la de volta. É preciso amarar meu pensamentos a minha intenção naqueles momentos visto que de outra forma ele foge. Então entendi e me surpreendi com o pensamento de Calvino: “A oração tem primazia na adoração e no serviço a Deus”, e Hermisten continua: daí o seu conselho: “a não ser que estabeleçamos horas definidas para a oração, facilmente negligenciaremos a prática”.

E a conclusão dolorosa e abençoadora é: Na verdade, na verdade, para mim ainda não tenho a convicção, em toda a sua plenitude, que o Senhor é bom. Que tristeza, que dor no peito, que vontade de chorar. Falo tanto dEle, mas ainda não O conheço como deveria. Oséias estava certo: “conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”.
Ao mesmo tempo essa conclusão é abençoadora, visto que essa humilhação me lança para o mais perfeito sentimento e posicionamento que um ser humano pode ter. Sou enviado a confiar nos méritos de Jesus Cristo. Justamente porque se dependesse de mim, me desculpe a expressão, mais eu estaria “no lasco”. Se dependesse de minha fome de Deus, já estaria morto de inanição espiritual. Nesse caso sou lançado para graça de Deus que é melhor do que a vida. E nesse ambiente da graça, tenho vontade de louva-lo, de crescer em Cristo, de conhece-lo mais e mais, pois Ele fez tudo o que tinha de ser feito por mim. Aleluias. Busquemos ao Senhor e deixemos que Ele nos mostre sua bondade para cada dia sermos atraídos a Ele. Glórias sejam dada ao Nome Santo e poderoso de Jesus.

Heliel Carvalho

No comments: